Conteúdo

abc Gastronomia
10/08/2018

abc Gastronomia

Sempre tem aquele prato, comida ou sobremesa que você já ouviu o nome, mas nunca soube exatamente o que é. É como a famosa música de Zeca Pagodinho: “Você sabe o que é caviar? Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar!”, Pois bem, pode ser que a nossa conta bancária realmente não suporte algumas aventuras gastronômicas, mas aqui na revista podemos descobrir algumas peculiaridades das comidas mais caras do mundo. 

Açafrão
É o pistilo da flor Crocus sativus, ingrediente mais caro do mundo. Apesar do seu cultivo ser fácil, a extração o torna extremamente oneroso, pois são necessárias cerca de 150 mil flores para obter um quilo. Além disso, depois de colhido passa por uma secagem para sua conservação. O quilo de açafrão pode chegar a custar até 20 mil euros. 

Bife de Wagyu
De origem japonesa, a carne de Kobe é considerada a melhor carne do mundo, proveniente de bois da raça Wagyu. O processo de obtenção consiste na diferente criação dos animais, que recebem alimentação especial e até sessões de massagens e acupuntura. O quilo pode ultrapassar o valor de 500 reais.

Caviar Beluga
Caviar são ovas de peixe não fecundadas e salgadas. Sua extração é complexa e só pode ser feita em peixes fêmeas. Além disso, a iguaria é classificada de acordo com a cor, sabor e textura, sendo que o preço pode chegar até mil euros por quilo. 

Café Kopi Luwak
O Kopi Luwak é um raríssimo e aromático café das plantações da ilha de Java, na Indonésia. Seu segredo é um processo especial de fermentação feito no sistema digestivo da civeta (pequeno mamífero carnívoro). Para isso é preciso “colher” as fezes do animal, lavar o grão e, então, torrá-lo. Acredite se quiser: um quilo pode chegar a sete mil dólares. 

Grand Opulence Sundae 
Considerada a sobremesa mais cara do mundo, o Grand Opulence Sundae possui baunilha de Madagascar, gotas de cacau da costa da Venezuela e uma folha de ouro de 23 quilates. A taça dessa delícia custa em torno de 2 mil reais. 

Matsutake
Matsutake é um cogumelo perfumado de origem japonesa. Cresce em florestas de coníferas vermelhas de várias partes do mundo, mas a variedade japonesa é a mais apreciada. Devido à raridade, os preços podem chegar a dois mil dólares o quilo.

Fonte: Viagem e Turismo / Petit Gastrô / Luv Gourmet
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - CASCAVEL/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT VIVERMAIS GOURMET. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.