Conteúdo

Dr. Gourmet
13/08/2018

Chef Alexandre Bressanelli

Entretenimento Gourmet uma nova tendência gastronômica

 A sutileza dos detalhes, o bom gosto e a paixão pela gastronomia, incutida em seu DNA como herança familiar, fazem de Alexandre Bressanelli um dos chefs mais conceituados no meio gastronômico do país. Seus conhecimentos como cozinheiro e professor, aliados à  sua expertise, inspiram novos pratos, receitas e técnicas culinárias. Além disso, contribuem para a formação de outros profissionais, tanto na sala de aula, quanto nas consultorias técnicas que presta aos restaurantes de todos os cantos do Brasil. Recentemente, destaca-se pelo número, cada vez mais expressivo, de admiradores do “entretenimento gourmet”. É uma tendência com aulas interativas em que o chef cria menus e repassa aos participantes, que além de aprenderem técnicas e dicas importantes, saboreiam um jantar completo: entradas, prato principal e sobremesa.
Alexandre Bressanelli relata que nasceu em meio a panelas e desde cedo foi influenciado pelo histórico familiar ligado a restaurantes em São Paulo. Iniciou profissionalmente em 1991 montando seu próprio negócio. Depois de sete anos, decidiu “correr o mundo” atrás da experiência de chefs mundialmente renomados. Retornou em 1998 e, logo em seguida, surgiu uma oportunidade de ser chef num grande hotel de Curitiba. Em 2000, recebeu o convite para lecionar no Centro Europeu da Capital Paranaense e permanece lá até hoje, uma relação de confiança com seus alunos e importantes chefs de restaurantes espalhados por todo o país.
Apesar de somar mais de 25 anos de experiência, Bressanelli afirma que o segmento não tem limites. Por isso, está sempre estudando e viajando em busca de novos sabores. Recentemente, participou da Taste Paris - França, onde observou a crescente presença de chefs latinos no cenário europeu. Dentro desse contexto estão os chefs brasileiros, com jinga, temperos e criatividade peculiares. A feira traz um conceito de aproximar as pessoas das celebridades da gastronomia atual, como Nicolas Sale e François Perret (Le Ritz Paris). “É uma experiência incrível, pois permite ao cozinheiro o feedback instantâneo de suas receitas que, de certa forma, se parece muito com o que coloco em prática  em minhas aulas interativas. É a troca da minha experiência traduzida nas receitas que crio e o retorno imediato na satisfação de meus alunos”, conta o chef.
Em Cascavel já são 12 anos ensinando técnicas e receitas de cozinha, contribuição que ultrapassa  a “sala de aula” aumentando a oferta de produtos gourmet no comércio local. “O legal é que os supermercados, por exemplo,  absorveram as sugestões e acabaram ampliando seu mix de produtos, sendo que o cliente também saiu ganhando com novas opções para compor suas receitas”, comenta.
 



"A expansão do entretenimento gourmet é uma grande
alternativa para fugir da rotina dos restaurantes e fast foods; deixar seu
evento mais atrativo; tornar seu jantar de negócios interativo; além de promover gastronomia e bem-estar."


Noite espanhola abre Curso de Gastronomia
 
Uma viagem pela culinária mundial faz parte do Curso de Gastronomia oferecido pela Unimed Cascavel a médicos e médicas cooperados (as). A primeira aula de 2018 foi realizada na noite de 28/03, no Villa Noale Eventos. Conduzido pelo chef Alexandre Bressanelli, o curso teve ao todo seis encontros. “A aula de inauguração, foi uma noite espanhola tendo como prato principal a tradicional Paella. De entrada, fizemos Papas Bravas (batatas bravas) e Mayonesa (maionese). Depois, preparamos churros”. – Chef Bressanelli. Apesar das apostilas com a teoria escrita para a cozinha, as aulas são totalmente interativas, o que permite que os participantes coloquem a mão na massa. Culinária francesa, italiana, mediterrânea, petiscos de boteco, risotos e mignons, completaram a aventura gastronômica do primeiro semestre. 
 
Dr. César Shiratori - Oftamologista
“Me interessei pela gastronomia por meio da minha esposa que me incentivou a participar do curso. Cozinhar se tornou uma terapia! Nos fins de semana preparamos pratos diferentes, experimentamos novos sabores e temos momentos de descontração em família.”
 
Dr. Hugo Manetti - Anestesiologista
“Nosso dia a dia é muito estressante e estamos sempre focados na medicina. Durante o curso podemos interagir, conversar de maneira descontraída e relaxar. Além disso, é muito bom adquirir novos conhecimentos e aprender vários ‘macetes’ gastronômicos.”
 
Dr. Fabiano Sandrini - Endocrinologista
“Gastronomia e nutrição também é cultura! A partir do momento que aprendemos como se prepara um prato, passamos a apreciá-lo ainda mais. Mais do que saber o que comer, aprendemos a escolher comidas bem elaboradas e desfrutar os diferentes sabores.” 
 
Dra. Gisele Toyama - Endocrinologista
“Foi muito bom aprender sobre novas técnicas gastronômicas e diferentes tipos de culinária. Depois do curso podemos convidar amigos e famíliares para uma confraternização e colocar em prática os conhecimentos adquiridos.”
 
Dra. Luciana Brigo - Anestesiologista
“Meu marido brincou comigo, disse que eu já deveria ter feito esse curso 15 anos antes de casar. A experiência está sendo muito produtiva”
 
Dra. Suemi Shimizu Saruashi - Pediatra
“Sempre quis fazer um curso de Gastronomia. Espero ter habilidades para conseguir colocar em prática.”
 
Dra. Luciane Celeste Lazari Berbel - Endocrinologista
“A vida é muito estressante e temos uma rotina muito pesada. Precisamos ter uma válvula de escape! Eu gosto muito de cozinhar. Por isso, vim para aprimorar e aprender coisas novas.”
 
Dr. Olavo Nakamura - Radiologista
“Gosto de novos desafios e vejo a culinária como uma atividade prazerosa para aproveitar o tempo livre”.
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - CASCAVEL/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT VIVERMAIS GOURMET. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.