Conteúdo

Dr. Gourmet
15/04/2017

Aconchegante e delicioso: conheça o Armazém

A história de um dos melhores restaurantes do Paraná começou a ser contada há nove anos, quando Leonaldo Paranhos (atual prefeito de Cascavel) montou um local para servir um buffet na hora do almoço. Logo em seguida, o advogado Ivanir Afonso Berté e sua esposa, Angela Cristina Stratmann Berté, foram chamados para serem sócios. Dedicada e estudiosa, Angela trabalhou e investiu nos detalhes das refeições, em produtos que fazem bem à saúde e em novidades gastronômicas. Sua paixão pela cozinha começou a fluir. Foram quase três anos de uma boa parceria.
“Depois disso, a sociedade com Paranhos foi desfeita. Continuamos sendo amigos, mas resolvemos que cada um deveria tocar o seu negócio. Enquanto a equipe dele atendia no local na hora do almoço, nós ficamos com uma parte do espaço, mas prestando nossos serviços durante o período noturno. Preservamos o nome Armazém e apostamos na modalidade à la carte”, detalha Berté, que foi advogado por 27 anos.
No começo, o casal não sabia o que servir. Assim, começaram a busca por pratos e ideias. As primeiras tentativas foram os espetinhos e depois vieram os galetos. “Iniciamos com espetinhos. Fomos até Maringá e contratamos um profissional da área, mas não deu certo. Mudamos para servir galetos no estilo Al Primo Canto, que é o prato mais popular do Rio Grande do Sul depois do churrasco. Mas, infelizmente, também não teve sucesso. Poderíamos ter investido e insistido mais nesse prato, no entanto, escolhemos outras alternativas”, relata Berté.
Entre idas e vindas, pesquisas e descobertas, eis que surge a traíra, o carro-chefe do Armazém. “Estivemos em todos os lugares do Brasil que serviam traíras. Porém, ninguém ensinava como tirar o espinho, preparar o peixe, muito menos como temperar. Chegaram a pedir R$ 300 mil para repassar esse conhecimento. Acabamos desistindo por um tempo. Porém, quando menos esperávamos um amigo iluminado nos procurou e compartilhou todos os segredos. Com muito esforço aprendemos e hoje a traíra é um sucesso; Foi um presente de Deus”, enfatiza Angela.
Assim, outras “obras de arte” servidas no Armazém foram sendo descobertas pelos empresários, sempre empenhados para trazer os mais deliciosos sabores aos consumidores de Cascavel e região.


Atendimento e qualificação
A empresária Angela, responsável pelas compras do restaurante, fez cursos focados em gastronomia, chefe de cozinha, corte de carnes e diversas especializações em outras regiões, inclusive fora do Brasil. “Na Itália eu estudei a fundo as massas e molhos. Inclusive compramos uma máquina para produzir nossas massas artesanais. Foi uma grande experiência, agreguei conhecimento de como elaborar os legítimos molhos e de como produzir a verdadeira massa, deliciosa e saudável, à base de farinha de grano duro. Junto com minha equipe também me capacitei em sobremesas, sendo nosso mentor o renomado Chef Abner Ivan. Tudo isso para poder oferecer alta qualidade gastronômica. Hoje não fico mais na cozinha, mas acompanho todos os processos”.
Berté também se capacitou. Uma das maneiras mais produtivas, segundo ele, foi trocando experiências com outros restaurantes. Ele já perdeu as contas de quantos estabelecimentos visitaram com os objetivos de melhorar na gestão administrativa e, principalmente, aperfeiçoar e conhecer novas receitas. “Temos viajado para vários locais do mundo à procura de novidades. Em maio vou para o Chile estudar. Estou fazendo um curso lá. Depois vou para Colômbia”, conta animado.
De acordo com Berté, o Armazém está sempre se renovando, buscando qualificação e profissionais do mais alto nível. Tudo isso por um só motivo: atender cada vez melhor os clientes: “Tão importante quanto a qualidade do que preparamos e servimos, é o atendimento. Quando não somos bem atendidos, dificilmente voltamos a algum lugar. Estamos procurando evoluir, por isso, contratamos uma empresa para assessorar os nossos colaboradores que atuam na recepção e atendimento. Almejamos capacitação constante”.


Decoração remete aos antigos armazéns
A decoração do Armazém não poderia ser diferente, o ambiente é além de aconchegante, muito bonito. “Já tínhamos em mente o que queríamos, com influência de viagens e de diversos locais que conhecemos. Com ajuda de arquitetas, fomos adequando para o que temos hoje”, conta Berté. Rádios antigos, lambretas, móveis e outros artefatos enriquecem e valorizam o local. Ele conta curiosidades sobre a decoração, inclusive ofertas por algumas peças. “Ofereceram uma boa quantidade de dinheiro por alguns rádios que temos. Em uma dessas vezes, perguntei ao cliente o porquê. Ele me contou que quando era pequeno, sentava com o pai, que sintonizava o aparelho na rádio Guaíba, Gaúcha ou Globo para ouvirem juntos o noticiário ou jogos de futebol. É isso que queremos. Quem além de confortável o Armazém proporcione boas lembranças”.



Estrutura e preparos
O armazém conta com uma estrutura moderna e sustentável para preparação dos deliciosos alimentos.
Organização, limpeza, tecnologia e produtos frescos são alguns dos pilares do restaurante. “Trabalhamos com bastante eficiência e por setorizações: chefia cozinheiro, saladeira, montagem, frituras e guarnições. São sete pessoas dentro da cozinha. Também temos o setor de limpeza, louça, atendimento, caixa, enfim, ao todo, 22 colaboradores”, explica Angela. Para que tudo esteja pronto para ser cozido à noite, o restaurante já funciona desde manhã cedo. “Além da equipe da noite, durante o dia começa toda a preparação. Molhos, caldos, temperos. Tudo é fresco e feito diariamente. Não usamos nada industrializado. Temos o açougueiro, que faz todos os cortes das carnes, num ambiente climatizado a 17º, ideal para manipulação das carnes. Existem facas e tábuas específicas para cada tipo de carne. Tudo é muito bem controlado para manter a higiene e evitar a proliferação de bactérias”, detalha. A estrutura também conta com câmara de congelamento, câmara de resfriamento, depósito de lixo e aparelhos sustentáveis na cozinha, já que os empresários preocupam-se com o meio ambiente.

Chef Carlos da Costa preparou especialmente para nossa equipe um filé com redução de vinho, feito com especiarias como a canela, cravo-da-índia e ervas (tomilho e alecrim fresco). O figo também se destaca nessa receita.









Os mais pedidos
A traíra é considerada o melhor peixe de água doce por especialistas do ramo. “Sua carne saborosa é considerada mais pura e firme, não tem aquele gosto de barro, nem cheiro forte. Isso acontece por ser um peixe carnívoro, que se alimenta de pequenos peixes, rãs e insetos”, declara Angela.
Traíra sem espinhos é o prato mais famoso da casa. Acompanhada de purê de batatas, arroz, pirão e salada mista, o peixe é delicioso. “Do jeito que fazemos, cortamos e temperamos, não há em lugar algum no Brasil. Você só encontra aqui no Armazém. Desenvolvemos nosso próprio método”, garante Berté.




 
O Parmeggiana do Armazém é para lá de especial. Para fazê-lo, é seguida uma receita secreta, obtida fruto de uma parceria com outro restaurante, que há mais de 100 anos serve o prato. “A receita desse molho, que não fica ácido e é tão delicioso, tem vários segredinhos. Nós continuamos mantendo essa tradição”, disse Angela.








A paleta de cordeiro também está no pódio dos mais pedidos do Armazém. Marinada com especiarias, ela vem acompanhada de talharim na manteiga de ervas, batatas recheadas e brócolis ao alho e óleo. “Ela é destinada para paladares bem exigentes e que gostam de comer acompanhados de um bom vinho”, sugere Angela.






Sala de encontros empresariais
Além do amplo restaurante, quem quiser promover uma reunião, encontro ou palestra privada, o Armazém também oferece uma excelente solução. Com um espaço para 40 pessoas, o local é bastante utilizado por empresas, entidades entre outras.





Uma carta com 140 tipos de vinhos
Uma carta de vinhos com valores e benefícios que todos possam adquirir. Essa é a filosofia adotada na adega do Armazém: “temos vinhos de preços acessíveis, mas de boa qualidade, como também temos os vinhos de uvas e safras mais especiais de valor mais agregado. São 140 variedades de vinhos de todos os tipos e nacionalidades à disposição dos clientes”.




Diversão Garantida
A brinquedoteca é uma das últimas novidades do Armazém. Construída dentro de um ônibus escolar antigo, o ambiente tem como objetivo entreter a criançada e dar tranquilidade aos pais durante o jantar. Além de brinquedos em geral, o local tem um fliperama com 9,5 mil jogos. A diversão é garantida!


Agradecimento
“De todo coração agradeço a Deus por ter me dado sabedoria, pela família maravilhosa, minha esposa Angela e meu filho Enzo. Também agradeço aos funcionários que passaram por aqui e, principalmente, aos que estão ao nosso lado diariamente. Mas o nosso muito obrigado é dedicado a cada cliente. São eles que nos dão força, sustentação e nos motivam a fazer o melhor todos os dias. O Armazém precisa de clientes, porque sem eles nada funciona. Estamos aqui todos os dias pensando em como podemos deixá-los satisfeitos e mais felizes”, finaliza Berté.
Rua Monjoleiro, 284 - Tropical - CEP 85807-300 - CASCAVEL - PR - Fone: (45) 3224-7212 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT VIVERMAIS GOURMET. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.