Conteúdo

Dr. Gourmet
25/10/2016

Um pedacinho da Itália em Cascavel

A gastronomia italiana é famosa em todo mundo, difícil alguém que resista a bela macarronada, pizza, lasanha, nhoque, ravióli, entre outros pratos típicos da Itália. O Restaurante Santa Felicidade inspira-se em massas e molhos artesanais da culinária italiana. Qualidade no cardápio, bom atendimento, espaço amplo e localização privilegiada no Centro da cidade, traduzem o local como um pedacinho da Itália no Oeste do Paraná. São 32 anos de sucesso, conquistados com muito trabalho e dedicação. O local está entre os preferidos da região, pois proporciona uma experiência gastronômica para toda a família. Mamma Mia! Quem passa por lá, vai além do paladar, também sente o sabor de boas recordações: como o prato de macarrão preparado pela mãe ou avó! Ou daquele molho suculento que perfumava a casa toda! Mas qual a receita para manter-se há mais de três décadas servindo o mesmo cardápio e não fechar as portas? Farinha, água e, em alguns casos, ovos, são os ingredientes básicos que compõe uma massa. Parece fácil não é? Mas na cozinha, tudo precisa estar nas “mãos certas” para que algo comum se transforme num verdadeiro banquete. Portanto, o segredo do Santa Felicidade tem nome: Adiles Fadanelli. Ela e a cozinha são inseparáveis! Como boa descendente de italiano gosta de massas e, disso entende bem, afinal são 46 anos de amor e experiência.


Especializado em produzir massas clássicas da culinária italiana, todas preparadas artesanalmente

A família Fadanelli começa cedo no restaurante: 07h30min, juntamente com a equipe de colaboradores, trabalham de terça a domingo. Os molhos têm preparos diários e as massas são pré-cozidas, feitas até três vezes por semana para garantir frescura e a qualidade. Por isso, pode servir 10 ou 100 pessoas, que a casa está sempre preparada. Bons vinhos, saladas e outros pratos bem brasileiros também são oferecidos para complementar o cardápio. A credibilidade do Restaurante Santa Felicidade está associada à tradição e sabor incomparável de suas massas:

- Espaguete ao alho e óleo, molho bolonhesa, ou “ao sugo”;
- Macarrão da Nona na manteiga ou no molho de rúcula com mostarda;
- Lasanhas: quatro queijos, bolonhesa ou de frango;
- Rondelli de quatro queijos ou com molho de espinafre;
- Conchiglione recheado com cabotiá, molho branco e mostarda;
- Canelone com recheio de frango;
- Nhoque de batata.

“Mangia che te fa bene!”

"São 46 anos colocando a mão na massa"

"Cada cozinha tem o seu tempero, você pode comer a mesma massa no restaurante do vizinho, porém o sabor nunca será igual. A nossa receita não muda, mas tudo é feito com muito amor"

Adiles Fadanelli nasceu dia 25/01/1950 em Arroio do Meio, Rio Grande do Sul. A filha de descendentes de italianos nunca imaginou que se tornaria uma grande cozinheira! Algumas receitas foram passadas de geração em geração: a mãe aprendeu com a avó e ela com a mãe. Embora, também tenha feitos alguns cursos, afirma que foi praticando e colocando a “mão na massa” que se aperfeiçoou! Na Terra gaúcha trabalhou 14 anos com restaurante. Chegou ao Paraná em 1971. Casou-se com João Fadanelli e tiveram dois filhos: Sandro Augusto, casado com Andréia, ambos gerenciam o Restaurante Santa Felicidade. A outra filha é a Ana Paula. Os netos: Marina, Pietro e Valentina além da alegria, deram um novo sentido na vida da família. “Agradeço a Deus pela saúde que temos, pelos filhos e netos, pelo sustento, amigos e clientes! Espero que nosso exemplo de trabalho e honestidade seja inspiração para nossos netos”, declara dona Adiles.
São 66 anos de vida, sendo 46 cozinhando: “Poderia estar aposentada, mas realmente gosto do que faço”. Na sua cozinha tem seis ajudantes e tarefas é o que não faltam: amassar a massa, cortar os ingredientes, mexer a polenta, lavar a louça, rechear, cozinhar, dentre outras atividades. Cada prato tem itens especiais, aqueles que mais combinam e reforçam o sabor. Por isso, os temperos são grandes aliados da Dona Adiles, destacou os principais em suas receitas: noz-moscada, sálvia, manjericão, canela, tomilho, salsa, alecrim, louro, tomate e cebola. “Cada cozinha tem o seu tempero, você pode comer a mesma massa no restaurante do vizinho, porém o sabor nunca será igual. A nossa receita não muda, mas tudo é feito com muito amor”, relata.
Quando não está mexendo nas panelas, gosta de curtir a família, fazer trabalhos manuais e se dedica como voluntária da Associação Santa Rita de Cássia, fazendo enxovais para crianças carentes.

Rua Monjoleiro, 284 - Tropical - CEP 85807-300 - CASCAVEL - PR - Fone: (45) 3224-7212 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT VIVERMAIS GOURMET. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.